O programa Cultivating Emotional Balance nasceu de um diálogo entre o Dalai Lama, eruditos contemplativos, cientistas e filósofos sobre o tema Emoções Destrutivas.
Esse diálogo teve lugar numa das conferências do Instituto Mind and Life, ocorrida em Dharamsala, India, no ano 2000. O encontro contou com a participação de vários especialistas, entre os quais Paul Ekman, Matthieu Riccard, Richard Davidson, B. Alan Wallace, Mark Greenberg, etc., e foi descrito por Daniel Goleman no livro “Destructive Emotions: A Scientific Dialogue with the Dalai Lama“.
No culminar da conferência, o Dalai Lama desafiou os participantes a desenvolverem um programa educacional amplamente acessível e que fosse capaz de oferecer ferramentas práticas para uma gestão emocional mais eficaz.
Paul Ekman e Alan Wallace assumiram esse desafio e para dar resposta ao pedido, desenvolveram o primeiro currículo do CEB, com colaborações de Richard Davidson, Mark Greenberg e Matthieu Riccard. Este currículo procurou combinar de forma puramente secular, práticas contemplativas e pesquisas científicas realizadas na área das emoções.
O primeiro programa foi oferecido no ano 2002 e desde 2010 o CEB tem-se expandindo graças ao início da formação de facilitadores. Hoje está sendo ensinado em mais de 21 países, tendo sido adaptado para vários contextos, incluindo empresas, estabelecimentos prisionais (guardas e prisioneiros), escolas, centros de Meditação, universidades, hospitais e muito mais.
A formação de professores do Programa Cultivating Emotional Balance começou a ser oferecida no Brasil em 2018, no formato de uma pós-graduação em ‘Gestão Emocional nas Organizações‘.
Me formei professora desse valioso programa em 2020 através do Instituto de Ensino Einstein e do Santa Bárbara Institute for Consciousness Studies, e desde então ele se tornou um dos pilares deste meu trabalho dedicado a disseminar a importância de olhar e compreender as emoções, e a facilitar o autocuidado e o autoconhecimento.
O Programa tem como objetivo principal oferecer recursos para que o participante cultive um profundo bem-estar por meio de diferentes tipos de meditação – silenciosa, analítica e discursiva — integradas a mudanças de atitude em meio à vida cotidiana.
Além das práticas meditativas, o curso completo de 42 horas traz uma base sólida de conhecimento a respeito do cultivo dos quatro equilíbrios necessários a uma vida mais plena e feliz: conativo, cognitivo, atencional e emocional.
O CEB foca detalhadamente em cada uma dessas inteligências, embasando os aspectos teóricos de cada uma delas e oferecendo práticas para que qualquer pessoa seja capaz de iniciar um caminho de equilíbrio emocional.
O conteúdo pode ainda ser adaptado à diversos formatos, com carga horária reduzida, focando em alguns tópicos específicos, para ser aplicado no formato de oficinas ou grupos de estudo, em escolas ou empresas.
Entre em contato para saber as turmas previstas ou montar um grupo de estudo/oficina na sua empresa ou escola.
Novas turmas para inscrição também serão divulgadas no site e demais mídias sociais.